About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Tuesday, October 09, 2012

Oficina de Design, Cinema & Moda


O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa promove a oficina Design, Cinema & Moda – Fronteiras e Conexões, a se realizar de 23 de outubro a 20 de dezembro de 2012. As aulas ocorrerão as terças e quintas-feiras (quinzenalmente) das 19h às 21h45min, num total de 14 encontros.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail marjanedeandrade@gmail.com e o investimento é de R$ 320,00 ou 4x de R$ 90,00.

A turma terá no mínimo sete integrantes com um limite de 20 alunos. A oficina é dirigida a pessoas com interesse em aprofundar a sua percepção do design e da moda, vistos através do cinema ou ter um primeiro contato com os assuntos relacionados ao design, cinema e moda.


Confira as datas da oficina logo abaixo:

23 e 25 de outubro (terça e quinta-feira)
30 de outubro (terça)
06 e 08 de novembro (terça e quinta-feira)
13 de novembro (terça)
20 e 22 de novembro (terça e quinta-feira)
27 de novembro (terça)
04 e 06 de dezembro (terça e quinta-feira)
11 de dezembro (terça)
18 e 20 de dezembro (terça e quinta-feira)

O objetivo da oficina é tratar da produção do objeto, do móvel moderno e contemporâneo e da moda, vistos através do cinema. A partir de uma seleção de filmes, será feita uma análise da relação que se estabeleceu entre estas formas de arte, levando-se em conta as correntes estilísticas que caracterizaram o século XX e a primeira década do século XXI.

O conteúdo será desenvolvido através de uma abordagem interdisciplinar, considerando os movimentos artísticos no período citado, observando-se a aproximação entre estas modalidades artísticas e a sua importância no contexto do mundo atual. O objeto, o móvel, o design e as correntes estilísticas no século XX e XXI, tendo como base o cinema, a moda e o comportamento. Os períodos a serem estudados são: os anos 20 a 50, os anos 60 a 80 e os anos 90 até a primeira década do século XXI.

Para tanto, uma seleção de películas será apresentada para que seja possível realizar uma análise do contexto histórico e artístico, a produção dos objetos, os personagens emblemáticos e a moda. Uma atividade extra, será a análise de um filme da escolha do participante, com exercício posterior da redação de um texto, no qual serão abordados os aspectos relacionados ao design ou a moda no filme escolhido.







Ministrantes

Marjane de Andrade é designer com graduação em Design – Ênfase em Interiores, no Centro Universitário Metodista–IPA. Professora de História do Mobiliário e especialista na Restauração em Madeira. Ministrou a oficina de Conservação e Restauração em Madeira – Museu Julio de Castilhos, no período de 2003-2009. Desde 1996 desenvolve o projeto das Oficinas Culturais, junto a instituições públicas e privadas, na cidade de Porto Alegre. Atualmente, trabalha em seu atelier-estúdio com restauração, interiores e design de móveis.

Thais Gomes é historiadora, pesquisadora de moda e comportamento. Atua em instituições de ensino no Estado do Rio Grande do Sul, em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de história, patrimônio e design de moda.

Para mas informações envie um e-mail para marjanedeandrade@gmail.com ou acesse o site  gabinetedearte.blogspot.com.br


Fonte: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

No comments: