About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Thursday, October 04, 2012

Memórias de uma Guerra Suja


Os bastidores da Ditadura Militar que durante os anos de 1970 e 1980, agiram para destruir a esquerda brasileira. Essa é, em suma, a narrativa da obra Memórias de uma Guerra Suja, um depoimento de Cláudio Guerra aos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros.



O livro e seu narrador


A Ditadura foi um período sangrento, violento e desolador na vida do Brasil. Deixou marcas profundas, além daquelas de pele, gravadas sob a tortura. Ela ceifou vidas pelo desejo do poder. Domínio por terra, por controle civil, como iniciam todas as brigas.

Claudio Guerra foi um executor desse período. Não, ele não torturava, ele matava, sem dó nem piedade. Eliminava sem saber, inclusive, a quem. Foi o organizador e executor de bombas, como a do Riocentro. Delegado do DOPS durante o período, comandado pelos generais linha dura, ele confessa a tentativa de assassinato de Leonel Brizola. Mas, enquanto esse foi apenas um ensaio, as demais foram um show a parte. Guerra perdeu as contas.

Com receio, mas com escopo, ele deu este depoimento sabendo que entregaria muitos colegas que ainda vivem. E esse discurso se fez após Guerra cumprir sete anos de prisão pelo atentado ao bicheiro Jonathas Bulamarques de Souza. Hoje, o assassino diz que encontrou a paz ao tornar-se evangélico e estar seguindo o caminho de Jesus Cristo. Abro aqui um parêntese e pergunto-me: do que adianta seguir Jesus após ter feito um trabalho de “Deus”, decidindo quem tinha, ou não, direito a vida? Esse julgamento não me cabe. Sou tão humana quanto ele e, a justiça que decide sobre o ser humano não é minha, não é a dos homens, embora em algumas ocasiões, mas a divina.

Como executor, ele afirma que apenas cumpria ordens. Mas, se matar não fizesse parte do seu DNA, se ele não fosse realmente um assassino e tivesse esse anseio gravado em sua alma, jamais teria cometido tantos homicídios.

Um livro-reportagem pesado em todos os sentidos que essa palavra possa ter. De histórias escabrosas, inacreditáveis. De denúncias, de esclarecimentos e, vindo de um executor do período ditatorial, ousaria dizer cínico.

A leitura vale para que possamos ver que esse período primitivo e animalesco vivido pela sociedade brasileira, tem seus reflexos até hoje. Não apenas no sentido cultural, pois mesmo sob censura, a arte desenvolvida foi uma das melhores até hoje. Mas para compreendermos até onde o ser humano é capaz de chegar pelo poder, pela ganância, baseado em discursos mentirosos, facínoras e sem resultados.

O que a Ditadura nos deixa, além da triste lembrança, e da arte de qualidade – claro – é que o homem é capaz de tudo por seus interesses e que, aquilo que há mais de 30 anos ocorreu, está na nossa cara, na contemporaneidade, de forma velada. A Ditadura está aqui: dento e fora de nós. A herança desses anos de chumbo foi o medo, a sensação de monopólio por quem pensa que tem domínio público, a corrupção, a não reforma agrária, a não qualidade da educação, a não aceitação das diferenças.

É hora de rever, realmente, esse futuro, com um olhar crítico, e fazer os parâmetros com os dias atuais. Mas antes de tudo, é descobrir o que queremos: liberdade com respeito ou censura por de debaixo dos panos? E nós, agimos como em sociedade? 



Depois de executar humanos, Claudio Guerra prega a palavra do senhor...

No comments: