About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Thursday, October 11, 2012

Artista plástica retrata o dia a dia na Santa Casa


Anico Herskovits registrou em gravuras o que viu em 120 dias no complexo hospitalar

A exposição Olhares sobre a Santa Casa levará ao público um pouco do exercício diário da medicina e da solidariedade, registrados pela beleza e sensibilidade da artista plástica Anico Herskovits. A convite da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – hospital mais antigo da cidade, com 209 anos de atividades –, ela percorreu os sete hospitais do complexo hospitalar, durante 120 dias, registrando a lápis o que viu pelas instalações da instituição. Segundo Ivo Stigger, jornalista e Coordenador de Comunicação e Imprensa da instituição, a artista “deteve-se, sobretudo, na contemplação das pessoas.”

O registro rendeu centenas de esboços, desenhos e xilogravuras, nas quais Anico relata seu espanto e suas emoções na descoberta daquele mundo. "Conheci pessoas, vi e me emocionei com a dedicação e o entusiasmo de enfermeiros, atendentes, recreacionistas e médicos. Em vários momentos, sofri presenciando a luta pela vida. Foram meses instigantes, produtivos e enriquecedores”, explica a artista.

Parte do material produzido foi selecionado para compor a exposição, que será inaugurada na quarta-feira, 17, às 19h, no Átrio do Anfiteatro Hugo Gerdau, da Santa Casa. Na ocasião, será lançado o álbum ‘Olhares sobre a Santa Casa’, uma edição especial de 30 exemplares feitos à mão. Cada um contém 10 xilogravuras da artista e a metade do valor recolhido com a venda será doado à instituição. Também será feita a entrega do Relatório Anual e o Balanço Social da Instituição.A mostra ficará aberta ao público de 18 de outubro a 18 de novembro, no Saguão do Hospital Santa Rita.



Fonte: Coletiva.net

No comments: