About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Friday, September 28, 2012

Rádio 3.0 na Internet é finalista do Prêmio Educação RS 2012

Projeto pioneiro de rádio 3.0 visa inclusão de deficientes visuais e auditivos



Instituído pelo Sinpro/RS em 1998, o Prêmio Educação RS tem como objetivo estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. A entrega do troféu Pena Libertária é anual e marca a passagem do Dia do Professor, em outubro.


No período de 19 de setembro a 05 de outubro, os professores sócios do Sinpro/RS, através do voto on-line*, elegerão um profissional, um projeto e uma instituição que receberá o Prêmio Educação RS. O resultado da votação será divulgado no dia 08 de outubro no site do Sinpro/RS.

Nesse ano foram 56 indicações: 17 profissionais, 12 instituições e 27 projetos das mais diferentes regiões do Estado; da educação básica e do ensino superior; do setor privado, público estadual, municipal e federal; bem como Ong´s e Projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil constituída. A partir dos critérios estabelecidos foram selecionados:


Categoria Profissional

1-LINO DE JESUS SOARES - Universidade Católica de Pelotas

2-JANICE CHEMALE BARTH-EMEF Gabriel Obino - SMED/Porto Alegre

3-SUZANA GUERRA ALBORNOZ – UNISC-Santa Cruz do Sul

Categoria Projeto

1- RÁDIO 3.0 NA INTERNET: SONS, IMAGENS E TEXTOS COMO RECURSOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL- Projeto conjunto da FAMECOS e da FACED/PUCRS

2-MOSTRATEC-MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E MOSTRATEC JÚNIOR-FUNDAÇÃO LIBERATO-NH

3-CONVERSA DE PROFESSOR-FUNDAÇÃO ECARTA - Porto Alegre

Categoria Instituição

1-CIRANDAR-CENTRO INTEGRAÇÃO REDES SOCIAIS CULTURAIS LOCAIS-Porto Alegre

2-IPDAE-INSTITUTO POPULAR DE ARTE E EDUCAÇÃO - Porto Alegre


Na Categoria Projetos, está presente entre os finalistas o Rádio 3.0 na Internet, concebido em conjunto pelas Faculdade de Comunicação Social e de Educação da PUCRS.

Esse trabalho relaciona-se às áreas da Educação e da Comunicação, como intuito de desenvolver conteúdos radiofônicos na internet (sons, imagens e textos) para o público em geral que acompanha o veículo na rede mundial de computadores, com ênfase às pessoas com surdez, deficiência auditiva e visual. A equipe é formada por Luciano Klöckner, Professor da Faculdade de Comunicação Social - FAMECOS; Rosane da Conceição Vargas, Professora da Faculdade de Educação - FACED; Janaína Pereira Cláudio, Professora da Faculdade de Letras (FALE) e Tânia Maria Fleck Brittes, Técnica do Laboratório de Ensino e Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – LEPNEE - da FACED.

Os objetivos desse trabalho envolvem a inserção de conteúdo na página da RadioFam, veículo que comporta narrativas elaboradas pelos alunos da graduação de Jornalismo da FAMECOS e do LEPNEE; tradução de informações publicadas na página ouvintes-internautas com deficiência visual/cegueira e com deficiência auditiva/surdez, a partir de técnicas específicas de cada área; medição do número de ouvintes on-line e de acessos realizados em cada material postado na página e contabilização das mensagens por e-mails, twitter, facebook e grupos de discussões, enviados pelos ouvintes-internautas na página da RadioFam.

O projeto visa a inclusão deficientes visuais e auditivos, sendo pioneiro no Estado e no país. A partir das avaliações, novos direcionamentos poderão ser tomados para a qualificação do trabalho, tendo em vistas, ainda, uma participação efetiva do público alvo destinado como consumidor do projeto, os deficientes visuais e auditivos, bem como uma melhor compreensão desses sujeitos como ouvintes-internautas do programa.




*As cédulas de votação foram enviadas de modo on-line aos associados do SINPRO/RS. Caso não tenha recebido a sua, solicite ao Sindicato.






No comments: