About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Wednesday, July 04, 2012

Barbara Kruger


Não há indícios de que as obras da artista americana Barbara Kruger serão trazidas ao Brasil (sua próxima exposição vai acontecer em Washington, no mês de agosto), mas é muito bacana conhecê-las. 


Kruger é de uma linhagem de artistas que gosta de alfinetar. A provocação é clara, sua lanterna de longo alcance ilumina o que há de mais ridículo e frágil em nós. Com enormes frases coladas sobre imagens pop aparentemente inocentes, ela evidencia a diluição da identidade e o vazio do gozo consumista. Outros alvos são a insana necessidade de encontrar heróis, a perfeição do corpo e a estupidez que existe em toda crença absoluta. Apesar do tema pesado, o resultado é irônico e divertido.

A ligação com a publicidade é óbvia em muitos aspectos: na opção pelo uso de símbolos da cultura de massa, na linguagem calcada no formato de slogan e no próprio apelo. A diferença é que Barbara não nos manda consumir, ela convoca a desconfiar. É usar o pop para liquidar o pop. 



CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A GALERIA COMPLETA:


Toma essa! Seus Momentos de Alegria Têm a Precisão das Estratégias Militares




Fonte: Colherada Cultural

No comments: