About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Friday, June 08, 2012

Exposição: Onde o desenho germina


O desenho como área de cultivo

Para os antigos uma imagem servia a instruir, lembrar e emocionar. Ela tinha ainda o poder de transitus, permitindo que pudéssemos contemplar a partir dela as coisas invisíveis, o mundo sensível transfigurado em presença. Vivemos ainda os mistérios da imagem, já que a nossa voracidade em relação a ela é maior que o nosso entendimento. Aquela que surge da inscrição gráfica, desenho, é a que nos aventuramos desde a infância; e que faz renascer em nós essa antiga tríade que nos temporaliza.

Os desenhos de Lilian Maus começam pela água através dos caminhos que o líquido cria em contato com o papel. Se existe um plano outro é o de esperar que ela evapore e que a mancha indique por onde prosseguir; e se possa adicionar mais camadas, cores, fazendo do fundo berço, nascedouro do trabalho. A memória da água é diferente da memória do gesto, e isso faz com que em seu trabalho a artista cultive os dois por fortuna e por leveza.

Um desenho talvez não precise esperar para secar, imediato que é. Mas é preciso esperar que ele brote, cresça e lentamente se revele. Um tempo para que a ideia se aceite como nova, para que a aceitemos como nossa. As metáforas de semeadura, crescimento e disseminação fazem com que pensemos a inscrição gráfica ainda mais como um espaço para o cultivo das ideias, para a revelação de memórias.

O sulco, a vala, o buraco de onde uma imagem nasce nos reposiciona em relação a nossa origem. Do mesmo modo que os encontros nos fazem pensar de onde partimos.

Texto do Prof. Dr. Flávio Gonçalves










A exposição "Onde o desenho germina", de Lilian Maus, será inaugurada no dia 12 de junho, terça-feira, das 19h30min. às 22h, no Espaço Cultural da ESPM. Na mostra, a artista cogestora do Atelier Subterrânea, recentemente contemplada pelo Prêmio Funarte Redes 2011, apresenta os caminhos do desenho em sua produção. Nesse cultivo de desenhos, a artista apresenta trabalhos em papel, fotografia e instalações que misturam material orgânico e sintético, construindo um terreno a ser literalmente percorrido e explorado pelo espectador. “O processo de desenhar é semelhante ao cultivo de um jardim”, diz a artista, que, com a mostra, convida a todos a observar obras que brotam com leveza pela paisagem da galeria. No dia 10 de agosto, encerramento da mostra, haverá mesa redonda com a artista das 11h15min. às 12h45min. Participam da mesa a coordenadora Prof. Me. Cláudia Barbisan e o convidado Prof. Dr. Flávio Gonçalves. Será ainda lançado catálogo com distribuição gratuita ao público.


Exposição Individual Onde o Desenho Germina, de Lilian Maus, no Espaço Cultural da ESPM, Porto Alegre.


Abertura: terça-feira, 12 de junho, das 19h30min. às 22h, com entrada gratuita

Local: Espaço Cultural da ESPM, localizado na rua Guilherme Shell, 268.

Visitação: de 13 de junho a 10 de agosto de 2012, de segunda a sexta, das 8h às 22h e, aos sábados, das 9h às 15h.

Encerramento com mesa redonda e lançamento de catálogo: sexta-feira, 10 de agosto, das 11h15min. às 12h45min. Participam da mesa os artistas Lilian Maus, Flávio Gonçalves e Cláudia Barbisan, haverá distribuição gratuita de catálogos ao público.








Fonte: site Koralle

No comments: