About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Friday, December 02, 2011

A cidade e sua cultura visual estão no foco da revista Urbe

Primeira edição será lançada em evento que promove o debate com os autores dos artigos
Ampliar
Gerar conteúdo capaz de orientar o leitor na sua compreensão da dimensão cultural, social e econômica da arte urbana que é produzida na forma de grafite, vídeos, fotografias, poesia, moda e urbanismo, colagens, estêncil e performances, entre outras manifestações é a proposta da revista Urbe – Cultura Visual Urbana e Contemporaneidade. A publicação, que nesta primeira edição aborda o eixo temático cartografia urbana, será lançada nesta sexta-feira, 2, depois de um debate com autores dos artigos. Será no Café Sesc Centro (Avenida Alberto Bins, 665), a partir das 18h30.

Segundo o curador editorial, Vitor Mesquita, “a Urbe propõe uma leitura sensível dos espaços urbanos por meio de relações entre imagens, arquitetura, paredes e suportes em que se estabelecem intervenções para estimular uma percepção mais atenta da cidade e uma consciência maior das possibilidades de ação no meio ambiente urbano”. Em cada edição, haverá uma sobrecapa com a obra de um artista em formato 74x30cm – a primeira será de Mateus Grimm. Com financiamento do Fumproarte, a revista tem produção e execução da Pubblicato Design Editorial e apoio do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), Atelier Plano B, Sesc/RS e Ideograf.

A primeira edição revela relações de procura e encontro, como no artigo Cultura como inovação e as atitudes de mudança, do psicólogo e artista social Daniel Caminha, do coletivo Nômade, que trata de ocupação da cidade e o conceito de transvenção. Flávio Wild, designer gráfico, fotógrafo e escritor, em Nossa cidade nunca se deixa, faz um percurso de memória afetiva e presença da cidade que pertencemos e reconhecemos em cada lugar do mundo. O jornalista e galerista Lucas Pexão comenta a ocupação de lugar no espaço urbano em Sobre a intervenção urbana pós-coreografada da performance do skate. No artigo Os lugares e as coisas (ou notas sobre o esquecimento), a artista plástica Marina Camargo reflete sobre cidades que apresentam paradoxos de como manter a conservação para apagar o passado.

Com o financiamento do Fumproarte para a produção de dois encontros e quatro edições (cada uma com eixo temático), a revista Urbe tem como objetivo tornar públicas as ideias, opiniões e interpretações sobre a cultura visual urbana e a contemporaneidade, construídas do ponto de vista de críticos, pesquisadores, acadêmicos, especialistas e artistas, com textos de caráter reflexivo. “A partir do aporte do Fumproarte nos encorajamos a ampliar o projeto, inscrevendo-o no Ministério da Cultura para solicitar incentivo cultural, via Lei Rouanet, e foi aprovado”, disse Vitor Mesquita.

Fonte: Coletiva.net

No comments: