About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Thursday, October 20, 2011

Universíade em livro e exposição


O Museu da Comunicação realiza no domingo, 29 de outubro, às 17h, o lançamento do livro Universíade de 1963: a reconstrução da memória através dos jornais de Porto Alegre, da doutora em história, Maristel Pereira Nogueira. O lançamento terá entrada franca e ocorre de forma simultânea com a abertura da exposição homônima, com material de acervo sobre o evento esportivo, realizada em parceria com o Centro de Memória do Esporte da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O livro é resultado da pesquisa de mestrado da autora, com referências sobre o contexto histórico e esportivo que cercam o acontecimento, reforçando as possibilidades da utilização da imprensa como fonte para estudos históricos. A publicação aborda o cotidiano da capital gaúcha em sintonia com as circunstâncias político-sociais que marcaram a década de 1960 e o cenário desse evento esportivo: o Ginásio Universitário, atual Ginásio da Brigada Militar e, clubes que abrigavam as competições.

Além dos principais jornais da época, Maristel utiliza depoimentos dos dirigentes e organizadores do evento, dedicando um capítulo especial para as charges. Suas principais fontes são oriundas do acervo de jornais do Museu da Comunicação, de documentos do Centro de Memória do Esporte (ESEF/UFRGS) e de entrevistas com organizadores e dirigentes da U-63.
A exposição pode ser visitada até o dia 15 de novembro, de terça a sábado, das 9h às 18h. Na semana de inauguração o museu abrirá para visitação no domingo (dia 30 de outubro), das 13h às 18h.



No comments: