About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Tuesday, October 11, 2011

Democracia, comunicação e cultura são debatidas em Porto Alegre

Objetivo é gerar documento de referência sobre demandas do Brasil para a democratização dos temas

Porto Alegre será sede do encontro regional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), com o tema "Democracia, comunicação e cultura”. O encontro, marcado para o dia 21 deste mês, reunirá intelectuais, artistas, escritores e cineastas para debater políticas que assegurem direitos e acesso à comunicação e à cultura. A ideia é seguir o exemplo do que já acontece com a expansão da infraestrutura para banda larga, o envolvimento da sociedade na regulação das telecomunicações, o estímulo à produção nacional e também a sua difusão nas regiões brasileiras.
As discussões vão gerar a “Carta de Porto Alegre”, documento de referência sobre as demandas fundamentais do Brasil para a democratização da comunicação e da cultura. Segundo o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, a carta “vai produzir o último documento com proposições que serão levadas ao grande encontro nacional”.

Este será o quarto encontro de uma série que a CNTU promove no País, com o propósito de incentivar a participação dos profissionais de formação universitária no desenvolvimento e na política nacionais. Participam do evento o professor da Escola de Comunicação da UFRJ Marcos Dantas; a superintendente executiva da Ancine, Rosana Alcântara; e o professor da PUC-SP Ladislau Dowbor. O cineasta Jorge Furtado, o escritor Luís Augusto Fisher e a atriz Deborah Finocchiaro (Companhia de Solos & Bem Acompanhados) também estarão nos debates.



O encontro será realizado no Deville Hotel (Avenida dos Estados, 1909), das 9h às 18h. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral, e devem ser feitas através do telefone (51) 3027-3783 ou pelo e-mail edilene@simers.org.br

Confira a programação!

10h30 Democracia e cultura

Rosana dos Santos Alcântara - Advogada e superintendente executiva da Ancine (Agência Nacional do Cinema)

11h30 Debate

12h30 Intervalo para o almoço

13h30 Leitura poética

Deborah Finocchiaro - Atriz - Companhia de Solos & Bem Acompanhados

14h Cultura e comunicação na economia criativa

Ladislau Dowbor - Formado em economia política, é professor titular do Departamento de Pós-graduação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) nas áreas de economia e administração

15h Descentralização da comunicação e cultura

Jorge Furtado - Cineasta, roteirista e sócio da Casa de Cinema de Porto Alegre
Luís Augusto Fisher - Escritor e professor de literatura brasileira da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

16h Debate

17h Discussão e aprovação da Carta de Porto Alegre

18h Encerramento

No comments: