About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Tuesday, September 20, 2011

Do farol da liberdade

“Foi o 20 de setembro, o precursor da LIBERDADE!” E eu não poderia ter nascido em outro lugar desse vasto Brasil, que não no Rio Grande do Sul!
Minha terra tem raízes, gado, chimarrão, cavalos, homens de bombacha guerreiros e prendas prestimosas. Quem vive no Rio Grande do Sul, sabe o valor dessa terra, dessa gente, desse povo que trabalha de sol a sol, de minuano em minuano, de chuva a chuva. Que valoriza sua cultura, tradição, seus mitos naturalizados. Que faz churrasco no espeto, que faz um carreteiro de charque como ninguém.

Aqui no Sul, suamos de dezembro a abril, sentimos o minuano cortar nossa pele de julho a agosto, mas não nos importamos com isso. Temos o pôr do sol, mais lindo de todos, honramos nossos antepassados, por mais erros que tenham cometido, mas que tiveram coragem de ir e fazer.

Aqui na terra de Anita e Garibaldi, de Getúlio Vargas, Mario Quintana, Paixão Cortes, Caio Fernando Abreu, Elis Regina e muitos outros, os jacarandás encantam, os potros são amigos, bois são nossos irmãos e vacas não são sinônimos de mulher ruim. Lutamos, vencemos, somos livres, por mais que pensem que não. Que não se engane nenhum homem de fora ou daqui, o Rio Grande do Sul é pátria, somos bairristas e por mais que queiramos ganhar o mundo, aqui nossa raiz e nossa energia estão imantadas.

Nossa região serrana agrade gregos e troianos e outros brasileiros. Nossa campanha fria acolhe com seu fogo de chão, sua carne bem assada, sua erva bem cevada e amor no coração. Não somos conterrâneos por nascermos no mesmo Estado, somos irmãos de coração e, em qualquer parte desse vasto Sul, mantemos nossas tradições.

Somos alegres, bairristas, amantes e felizes de nosso passado, trabalhamos o nosso presente e temos fé no futuro.

Sim, eu sou do Sul, não me imaginaria nascendo em outro pago, em outra instância se não uma das mais belas do país tropical. Somos guerreiros, fortes, aguerridos e bravos. E que sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra.

Chimangos ou maragatos, o GAÚCHO É ACLAMADO O GRANDE HERÓI!


No comments: