About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Wednesday, July 20, 2011

Os que escolhemos

20 de julho. A data marca o dia do amigo. São muitos que passam por nossa vida, alguns ficam, outros não. Alguns já estão aqui quando nascemos como nossos pais. Nem todos os pais são amigos de seus filhos e vice-versa. Mas, quando essa magia se dá, não existem melhores amigos do que eles. Eu agradeço essa graça de Deus todos os dias, a amizade dos que me deram a oportunidade da vida, em todos os sentidos. E também a amizade de Deus, por nos criar, do Mestre Jesus por nos guiar e da Mãe Santíssima por nos amar diariamente. Esses são verdadeiros amigos incondicionais, como nossos pais. Dão sem pedir nada em troca. Assim como damos a eles sem pensar em retorno.

Mas, com o passar dos anos, vamos saindo da toca, encontrando “nossa família de rua”. No colégio, nos primeiros anos, depois durante a adolescência, quando nos deparamos com aqueles com quem vivemos experiências novas e que antecedem a vida adulta. Chega o tempo de faculdade, do estágio, da formatura, do emprego. Alguns amigos ficam, outros vão. Alguns permanecem mesmo estando longe, quando vão morar em outro lugar, outros mesmo perto não estão mais junto.

Temos os amigos que fazemos pela vida, nem sempre em um ambiente ou situação determinada. A regra do vai e vem também se faz presente. Temos os amigos dos momentos, de alegrias e de tristezas, os de todas as horas. Tenho amigos que nem imaginam o quanto são considerados por mim. Têm os primos, os dindos, esses também podem compor nossa rede de amigos. E claro, sem esquecer nossos amigos animais com seu amor sem limites.

De vez em quando somos pegos de surpresa por uma amizade que nem imaginávamos possuir, mas que nos dá uma alegria imensa. Com isso, nossa família terrena vai aumentando, sem esquecermo-nos de nossos amigos espirituais. Muitos não os enxergam a olho nu, mas eles estão ali.
Temos aqueles que nos ensinaram muito, como os avós. Que assim como os pais, nem sempre se tornam amigos, mas em muitos casos sim, como no meu. Temos os professores, que ultrapassam a sala de aula. Vivo casos assim também e sou muito feliz por isso.

As marcas de cada pessoa que passa por nossa vida, nos vai ensinando, auxiliando em nosso crescimento, vão acrescentando em nosso cotidiano vida, amor, carinho, vão dividindo alegrias e tristezas. Em um mundo onde as relações esfriaram com a chegada da internet, precisamos nunca esquecer dos amigos que podemos encontrar. E que, mesmo eles fazendo hoje também parte desse universo digital, devem fazer parte de nosso universo real. Afinal, existem pessoas que salvam nosso dia, que estendem a mão, que nos amparam nos dias mais difíceis de forma incondicional. Tornam-se irmãos e fazem nossa vida valer à pena. Gostaria de citar inúmeras pessoas nesse post, mas sinto medo de esquecer-me de alguém. Porém acredito que muitos, ao lerem, irão se identificar e saber que foi justamente pensando neles que escrevi essas linhas. Dedico então, essas humildes linhas, a essas pessoas que, com suas diferenças e semelhanças comigo, fazem minha vida mais doce.


Um feliz dia do amigo!





No comments: