About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Friday, June 17, 2011

Nova Retórica e Rádio Informativo

Resultado do pós-doutorado do professor Luciano Klöckner, meu mestre do rádio durante a graduação e até os dias de hoje, na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, lançou a obra: Nova Retórica e Rádio Informativo - estudo das programações das emissoras TSF - Portugal e CBN- Brasil. O material é fruto de levantamentos realizados em Lisboa e São Paulo.

A partir do desenvolvimento de uma forma estruturada de Análise Retórica das notícias e programas radiofônicos, com base na retórica aristotélica, são examinados o contexto do discurso, os gêneros persuasivos presentes neste discurso e a estrutura do discurso retórico e argumentativo, ou seja a credibilidade de quem afirma, a emoção, a lógica e relevância dos argumentos; a organização discursiva; o estilo; a memória; e a apresentação.

A obra, editada pela Evangraf, apresenta seis capítulos de estudo. Começando pela apresentação do discurso do método utilizado para a pesquisa, o segundo capítulo traz um breve histórico da retórica. Na sequência são explicadas as categorias de oralidade, rádio e notícia. Já o quarto capítulo apresenta a proposta hierárquica da retoricidade e os níveis de argumentação nas mensagens radiofônicas do rádio informativo. A seguir, o estudo do rádio em Portugal e no Brasil, onde são apresentadas as análises de retórica argumentativa das rádios TSF de Portugal e CBN do Brasil.

O trabalho de pós-doutorado de Klöckner foi desenvolvido na Universidade de Coimbra, em Portugal, sob a orientação do professor Dr. Tito Cardoso e Cunha e da prof. Drª. Maria João Rosa Cruz Silveira.

A leitura vale para profissionais da área, estudantes e quem tiver interesse nesse mundo apaixonante do rádio.

No comments: