About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Wednesday, March 02, 2011

Brincando de casinha

Por Bruna Silveira


Muitas vezes estamos enjoados de ver os mesmos móveis e objetos dentro de casa. Outras estamos mudando para um lugar novo e gostaríamos de levar algo diferente do que já temos. Seja qual for o objetivo, a customização é uma opção não só para roupas, mas também para móveis. Seja para mudar o ambiente ou para quando estiver em um novo local, objetos antigos podem ser reaproveitados, inclusive aqueles que são de família.

Após pesquisas pela internet, tive a idéia para esse post: customização de materiais em madeira. Banquinho, mesinha, criado mudo, enfim... Usem a criatividade. Espero que gostem!

O que você vai precisar?




Material

■ Móvel escolhido
■ Cola branca
■ Tesoura
■ Água
■ Jornal, livro ou papel da estampa
■ Pincel

Tempo: 4 horas + 2 dias para secagem




Como fazer?


Defina o material que será colado no seu móvel. Ele pode ter uma estampa de jornal, papel de presente, xerox de fotos de sua família, imagens recortadas de revista ou o que sua criatividade mandar.










Antes de começar, cubra o chão com jornais, ou um plástico grande para não sujar o chão. Se for o caso desmonte o móvel e mãos a obra!





Prepare o papel que vai cobrir o móvel. Após, dilua a cola branca em água até que a mistura fique bastante líquida.

Passe a cola com um pincel em toda a superfície onde você vai colar.









Cole as folhas com cuidado, sem deixar bolhas.







Depois de colar cada folha, passe mais uma mão de cola cobrindo toda a folha.

Sobreponha as folhas até cobrir toda a peça.








Depois da colagem de todo o móvel, esperar secar. Quando toda cola estiver seca, passe mais uma mão em cima de todas as peças e espere secar de novo. Mais uma mão de cola.

A terceira é a última – se você não quiser que a peça fique parecendo envernizada. Caso queira, precisa de mais duas mãos de cola.
Se for algum objeto que corre o risco de molhar (uma mesa onde todo mundo coloca o copo de cerveja, por exemplo), é melhor cobrir com um papel contate depois que tudo estiver seco.






2 comments:

Unknown said...

Vou convidar minha criança interior para fazer isso. Vou colar umas mandalas que colori. Adorei a idéia!!

Bruna Silveira said...

Isso Rose!!!! Bom, tu sabe melhor que eu a terapia que é fazer essas coisas manuais....
Manda uma foto delas depois, pra colocar aqui!!!!
Beijão