About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Thursday, January 27, 2011

Férias e livros I

Por Bruna Silveira


Férias de verão a vista. Todo mundo pensa em praia, sol, mar, cerveja gelada, uma caipirinha pra acompanhar alguns momentos, volei, futebol sem compromisso, peixe frito e muita festa.




Mas há quem goste do sossego dos dias, mesmo no litoral. Alguns já sobem a Serra. No Rio Grande do Sul, essa região tem sido uma opção, após anos e anos de campanha.



Independente do destino, existem noites mais tranquilas, dias de chuva ou até mesmo de sol que, com um óculos escuro ou a sombra de um guarda-sol podemos saborear palavras que nos envolvem em histórias interessantes. Eu sou uma dessas aficionadas por livros, que aproveita as férias para tentar por em dia as leituras que o ano agitado deixou para trás.



Leio vários gêneros de livros, por isso o titulo deste post conter a identificação I. Neste então, deixo algumas dicas de livros de ficção que possam agradar aos leitores e interessados.





- Fora de Mim, de Martha Medeiros: isso é mais livro para mulher mas, caso os homens queiram saber como nos sentimos ao sermos deixadas de lado, apreciem a leitura sem moderação.

- Travessuras da Menina Má, de Mario Vargas Llosa: saborosa história, sou fã do autor, sei disso, mas que faz com que muitas mulheres se vejam ali e repensem seus valores, assim como alguns homens podem entender que sim, uma mulher pode ser cruel e muitas vezes deve ser deixada de lado.

- Tia Julia e o Escrivinhador, de Mario Vargas Llosa: quase uma biografia de Llosa, o livro tem um enredo fascinante que altera as radio novelas e a vida do personagem.

- O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago: sim, farei a leitura da obra nas férias e depois posto minhas humildes impressões.

- O Nascimento de Vênus, de Sarah Dunant: Li em 2006 a obra e adorei. A linhas traçam um envolvente romance de mistério e paixão no século XV, a retratar em detalhe e minúcia a arte, a riqueza e a podridão de Florença.

- A Fogueira das Vaidades, de Tom Wolf: particularmente amo este autor pela sua mega contribuição com o jornalismo literário, mas nesse livro traz, a partir da história de dois personagens opostos socialmente, o preço da difícil convivência entre a extrema riqueza, a extrema pobreza e as convenções que as regem e fornecem munição para a alta e a baixa politicagem.

- A Palavra Pintada, de Tom Wolfe: nesta obra, o gênio do Novo Jornalismo/Jornalismo Literário, propõe uma visão apurada e cheia de ironia sobre o universo da arte no século XX. De Pollock aos minimalistas, focando, principalmente, os críticos norte-americanos do pós-guerra, todos são envolvidos pelo humor mordaz e consciência de Wolfe. A primeira edição saiu em 1975 e até hoje continua atualíssima, a partir dos questionamentos elaborados, fazendo com que os leitores e interessados em arte vejam de uma forma várias questões relacionadas a arte.

- Memórias de Minhas Putas Tristes, de Gabriel Garcia Marquez: livro para ser lido em uma tarde chuvosa. De narrativa simples, traz a história de um homem que sempre fez sexo pagando e, com a chegada dos seus 90 anos resolve deflorar uma virgem. Engana-se os que pensam que a história é deprimente... Garcia Marquez apresenta um personagem terno, singelo e humilde. Uma leitura envolvente.

- O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway: tenho um apreço especial por esse livro, talvez, por eu ter me identificado com a solidão marítima do pescador, que, após três meses sem pescar nada, sai em seu barquinho pela imensidão azul. Ali, ele trava uma luta ferrenha com um peixe quase mitológico. O monologo não tem nada de monótono. É envolvente e apaixonante.



Bom, eu teria mais milhares de livros a sugerir... Mas, irei ficar nesses por enquanto. E, sugestões de leitores são bem-vindas sempre!

2 comments:

Unknown said...

Obigada pelas dicas. Já li alguns e apreciei muito.

Bruna Silveira said...

Oi, Rose! Mandarei mais. Quero fazer uma lista de espíritas e livros-reportagem. Em breve eu posto! Se tiver alguma dica, manda!