About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Thursday, July 08, 2010

Entre queijos e vinhos

Uma aula diferenciada foi proposta para os alunos do curso de Pós-graduação da Faculdade de Tecnologia SENAC-RS. Entre brindes e observações a noite contribui para uma visão abrangente do mercado de eventos.

A turma do curso de Pós-Graduação em Gestão, Planejamento e Organização em Eventos da Faculdade de Tecnologia Senac de Porto Alegre participou de uma aula de marketing de eventos diferente. Entre queijos, vinhos e espumantes, o grupo, na noite de 06 de julho, esteve no XII Festival de Queijos & Vinhos do Big Cristal.

Dentre as atividades da noite, organizada pelo coordenador do curso de Pós-Graduação da Fatec Poa, Fabrício Silveira de Souza e, sob a supervisão do professor da cadeira de Marketing de Eventos, José Fernando Fonseca da Silveira, os 18 alunos presentes avaliaram a disposição dos stands, as degustações oferecidas, e ainda os trabalhos de promoção e organização do evento como um todo.

Para fechar a noite, com chave de ouro, os alunos fizeram um bate babo com Pascoal, diretor da Fenix Produções e Marketing, organizadora do Festival de Queijos & Vinhos do Big desde 1998, regado por vinho, obviamente, acompanhado de queijos, salames e petiscos.

Dentre os assuntos discutidos durante 2 horas, Pascoal explicou que o Estado do Rio Grande do Sul conta hoje, com 722 vinícolas, sendo responsável por 96% da produção de vinhos nacionais. Porém, ele apontou como uma das dificuldades do setor o valor do imposto cobrado pela garrafa de vinho. “Diferenciando dos 20% do imposto das bebidas importadas, aos vinhos brasileiros a percentagem é de 47%, dificultando muito o trabalho de comercialização”, explica. Porém complementa explanando que, no hipermercado Big Crista, a venda de vinhos nacionais é contabilizado em 60% a mais que demais produtos internacionais desta categoria.

Com investimento em 2010 em torno de 150.000,00 reais em campanha publicitária para a divulgação do evento, o Big afirma-se com esta ação como uma das empresas coordenadas pelo Wallmart, como um dos eventos mais importantes do Brasil.

“O vinho une as pessoas, é a bebida da alegria e está sempre ligada ao sucesso e ao glamour”, comenta Pascoal, que convidou a turma para organizar um passeio para conhecer as vinícolas da Região da Serra do Estado e presenciar a montagem de um evento.
Por Bruna Silveira
Relações Públicas e Jornalista
* Confira abaixo os momentos.

No comments: