About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Sunday, May 02, 2010

Chico Xavier

Por Bruna Silveira













Com um pouco de atraso, após a estréia do filme de Chico Xavier, adentrei na tarde do dia 1º de maio a sala de cinema. Acompanhada de minha mãe, sentamos confortavelmente para assistir à película.

Dirigido por Daniel Filho, a obra cinematográfica originou-se das páginas do livro de Marcel Souto Maior: As Vidas de Chico Xavier. Mesmo sendo ateu, foi com uma precisão incrível que Daniel Filho levou aos cinemas, a vida do maior médium que o Brasil teve. Chico teve uma vida sofrida, de renuncia, de caridade, humildade e nunca, mas nunca mesmo, pediu nada em troca. Dizem que quem lê o livro e depois assiste o filme não acha graça na dramaturgia da tela. Mas eu afirmo: este está perfeitamente elaborado, bem construído, com imagens inacreditáveis, com as mensagens certas.






Quando criança, conversando com o espírito da mãe




Porém, como é afirmado no começo do filme, é difícil apresentar em apenas duas horas, a vida de um grande homem que sabia que morreria no dia em que o povo brasileiro estaria feliz.

Chico deixou a terra na noite do dia em que o Brasil ganhou o pentacampeonato em 2002, mas nem por isso a perda deste grande homem que trilhou a vida dura e recompensadora da mediunidade, deixou de ser sentida por seus seguidores, muito menos lhe faltou homenagens. Como o filme mostra, ateus passaram a acreditar, quem tinha algumas duvidas quanto a vida após a morte passou a ter certeza.





Chico e Emmanuel



O filme é montado em torno do programa Pinga-Fogo, que Chico participou na década de 80. E assim, ao apresentar sua vida no programa, ela vai sendo retratada nas telas. Todos os artistas que representaram o médium não deixaram a desejar. Assim como o ator de Emmanuel, guia de Chico durante sua trajetória terrena também não deixou por menos. Mesmo o filme ser carregado do drama da vida do médium, traz passagens engraçadas como o caso que Chico conta, quando pensou que o avião em que estava iria cair. A cena é retratada no filme, não apenas narrada. Além de podermos nos deparar um pouco mais com a vida do médium mineiro, podemos tirar a conclusão da palavra que pregava Cristo e Allan Kardec: Fora da caridade não há salvação. E isso, o próprio Chico mostrou em vida e continua mostrando nas telas dos cinemas, nas prateleiras das livrarias. Está tudo disponível para quem tiver interesse de entender um pouco mais do que é uma vida de doação gratificante.







Sessão Mediúnica conduzida por Chico Xavier





A película, já vista por mais de 2 milhões de brasileiros, encerra com trechos originais do programa Pinga Fogo e com a oração do Pai Nosso, proferida por Chico Xavier, levando todos à emoção.

Vale a pena conferir!













O grande Chico Xavier
Para saber mais:

Além do filme ainda estar em cartaz nos cinemas do Brasil, há mais de 400 livros escritos durante a trajetória de Chico na Terra e ao alcance de todos os brasileiros em livrarias e bibliotecas de todo o país. Fora o livro que deu origem ao filme, As Vidas de Chico Xavier e o livro que foi originado do filme, Chico Xavier – A história do Filme de Daniel Filho, também escrito por Marcel Souto Maior.
O programa Pinga Fogo, apresentado na película, está disponível nas livrarias em DVD.




Há ainda, sites para consulta na Internet, confira:

























No comments: