About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Tuesday, January 12, 2010

Nada a ver com preguiça

Por Bruna Silveira

Quando o verão chega, o verão mesmo, ali final de dezembro, janeiro, fevereiro, sabe, os dias mais quentes que Porto Alegre proporciona, grande parte dos habitantes da cidade passam a encarar o Litoral como uma alternativa para se livrar deste calor escaldante. O maior movimento da Freeway, se dá no final da tarde de sexta-feira e na manhã de sábado. Isso porque, a maioria trabalha 8h diárias toda semana. Nada mais justo que curtir uma “prainha”.
Assim como muitos, meu destino é o Litoral todos os finais de semana, exceto quando um motivo de força maior me faz ficar na cidade ou então, temporais típicos estão assolando o Rio Grande do Sul. No último final de semana, não foi diferente. Sexta-feira, fiz meu turno de trabalho de manhã e fui me refrescar na brisa litorânea. Mesmo a chuva de sábado pela manhã, não desanimei em levantar cedo da cama, ler os jornais e, quando abriu o sol, colocar o biquíni. No domingo, a mesma coisa, porém o sol já estava a pino cedinho. Como de hábito peguei o jornal do dia para ler. Ali, me deparo com a crônica semanal da Martha Medeiros. Fiquei impressionada com o pré-conceito existente na mente da escritora. Aquela tão de mente aberta, explicitou em suas linhas que a imagem de mulheres que buscam seu lugar ao sol e voltam “torradinhas demais” para a jornada semanal são pessoas que não tem o que fazer.
Fiquei pasma! Não é porque estamos falando da crônica da Martha Medeiros que vou concordar. As pessoas torram ao sol pois é sua opção de lazer, após uma semana de trabalho, se elas terão problemas de pele, cada um com seu problema, mas não era esta a questão! Seria então chamar seres de sua mesma espécie de vazias? Ora, faça-me o favor querida Martha! Muitas mulheres relaxam ali horas e horas de trabalho duro. Horas e horas cuidando de filhos, casa, marido. Muitas estão no sol lendo. Não se pode igualar as pessoas por meio de uma visão míope! Há que se considerar inúmeras hipóteses, dentre elas a vida de cada um, que diz respeito A CADA UM.
Eu sou amante do sol, talvez por isso tenha ficado tão boquiaberta com os comentários de Martha. E é no sol que faço as minhas mais prazerosas leituras! O importante é: Use filtro solar!

No comments: