About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Wednesday, July 08, 2009

Jornada da Alma




Por Bruna Silveira








A russa Sabina, aos 19 anos sofria de histeria e vivia internada para tratamento em um hospital psiquiátrico em Zurique, na Suíça. Em seu caminho aparece o médico Carl Gustav Jung. Os choques não fazem mais parte do dia-a-dia da paciente e Jung aproveita o caso para colocar em prática as teorias de seu mestre: Sigmund Freud.
Com a busca da cura, médico e paciente envolvem-se em um romance intenso, mesmo com Jung sendo casado. Após a alta de Sabina, o fim do relacionamento, como era esperado, leva a menina a fazer a escolha de sua vida. Ela parte para estudar psicologia e volta à Rússia anos depois. Com seu conhecimento de psicanálise, ela monta uma clinica para crianças e tem como mentor o seu ex-médico.
A trajetória de vida de Sabina é resgatada no filme por meio do estudo de dois pesquisadores. Aparece então, as dores, dissabores, medos e conquistas de Sabina, ao lado de seu amor, ao lado de seus pacientes. Calada pelo governo de Hitler a história mostra o lado humano de quem saiu da histeria para a realidade.
Dirigido por Roberto Faenza, o filme foi lançado em 2003 e traz uma trilha sonora instigante, resgata a caminhada inicial do psicanalista Jung e da sua primeira paciente. Por meio de cenas tórridas, seja de amor ou de desespero, a película traz a cena a reflexão de cada um vencer seus problemas e limitações.

No comments: