About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Sunday, March 11, 2007

SAÚDE

Por Bruna Silveira
Bela cidade atingida por peste

Uma cidade encantadora, que atrai milhões de turistas o ano inteiro, foi abatida por uma terrível peste no ano de 19, deixandohabitantes e turistas abismados com o alastrar do mau que matou milhares de pessoas.

Veneza, na Itália, é uma cidade abarrotada de atrações eruditas, tanto por sua história quanto por seus encantos atuais. Uma cidade um pouco conto de fadas, um pouco armadilha para forasteiros, onde a arte pululava luxúria, inspirava músicos e artistas de qualquer área. Cidade de belas praias, praças, restaurantes magníficos, lotada de turistas, em busca do belo, do conforto da alegria, da riqueza, um dia foi abatida, cruelmente, por uma moléstia não se sabe bem de onde, que propagou – se por toda a cidade, matou inúmeras pessoas, dentre turistas e italianos.

Ao primeiro alerta, foi necessário, para não gerar pânico entre habitantes e turistas, omitir informações, dar um estado de vigia apenas pelo calor sufocante, sentido em qualquer lugar da bela Veneza. Fosse nas belas praças, igrejas, restaurantes, hotéis, inclusive na própria beira-mar, podia-se sentir sufocamento, cheiro fétido, nauseante.

Aos poucos, mortes começaram a ocorrer, primeiramente explicadas pelo calor unido a refeições pesadas, bebedeiras de habitantes, turistas. A polícia escondeu o máximo que pode a realidade, mas um belo dia, o caos estava formado. Em uma bela manhã de verão, a verdade veio a tona: a bela Veneza estava sendo vítima de uma doença vinda dos pântanos quentes do delta de Ganges, trazida por navios, estava espalhada pela China, Afeganistão, e Pérsia, Astracã e Moscou. A cólera hindu originava-se dos pântanos quentes do delta dos Ganges, aparecendo com alento mefítico daquele exuberante mundo antediluviano e ilhas selvagens evitadas pelo homem, alastrando-se pelo mundo.

Em Veneza, foi encontrado em maio as terríveis bactérias nos cadáveres abatidos e negros de um tripulante de navio de uma quitandeira. Os primeiros boatos surgiram com um senhor turista, que havia buscado em Veneza alguns dias de folga e logo veio a falecer. Logo o caos havia tomado conta da cidade. De cem atingido, oitenta morriam. O chefe de Departamento de Saúde renunciara seu posto revoltado e fora substituído por uma pessoa submissa.

A bela cidade turística, com toda sua arte e beleza, praias insinuantes, teve que pedir à seus turistas que fossem embora, que deixassem o lugar gracioso, seu descanso de lado, em busca da conservação de sua saúde. Porém, um turista chamou atenção da mídia local, que a principio tentara abafar o caso da cólera. O artista Von Aschenbach.

A principio, houveram dúvidas fortes de tanta insistência de sua permanência na cidade doente e virada no caos Aschenbach, pouco conhecido por sua obra, mas conhecido por casos secretos de pedofilia, foi logo descobero. Há algumas semanas havia se enamorado de um menino polonês, que passava as férias com sua família na bela Veneza e andava sempre acompanhado da governanta e suas irmãs.

O artistas homossexual, buscou como muitos habitantes e turistas, a religião para ajuda num momento de desespero, onde a cidade foi tomada pela peste. Descoberto mais tarde que sua busca desenfreada pela religião, cultos duvidosos e solidão, dava-se por seguir o menino sem o menor constrangimento.

Em uma certa manhã, fora de seu costume, Aschenbach deixou seu hotel sem sentir-se bem. Lutava contra vertigens acompanhadas de medo repentino e sensação de inutilidade. Encontrou o jovem Tadzio, abatido, na praia, com cobertor sobre as pernas, em companhia de alguns companheiros. Após brincadeiras de luta, as quais o menino não suportou por muito tempo, virou seu corpo graciosamente em direção ao artista, seu admirador. O observador estava em um local que já conhecia, pois era de sua rotina estar a admirar o menino. Vendo o movimento de seu amor platônico, levantou-se, como de costume, para segui-lo, sem sucesso. Minutos se passara até seu corpo ser encontrado caído ao lado da cadeira, quase sem consciência. Naquele mesmo dia, em se quarto de hotel deu seu ultimo suspiro, pensando sempre em seu amado.

Veneza neste dia, em meio ao caos, foi testemunha de uma morte por amor, um tipo de amor um tanto quanto sufocado naquela época, como a notícias da cólera, mas belo em sua mensagem.

No comments: